quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Brilha onde estiver

E quanto aos planos? "Bem, eu não sei", ele disse.
Mas ele sabia.
E ela sabia.
Apenas é difícil falar em voz alta o que a intuição sabe tão claramente.
E o frio lá fora? E o vento soprando? Quem iria parar? Quem iria mudar? "É o ciclo da vida, querida", ele disse. Quando na verdade queria dizer que tem medo do que não pode controlar. "Sim, eu entendo", ela disse. Quando na verdade queria dizer que tem vergonha do que estava capaz de sacrificar.
Um abraço, um toque... Os últimos, talvez. Uma promessa e um pedido, clichê. Palavras esperadas para um momento inesperado como aquele.
E quanto ao passado? Ah, o passado! Agonia para uns, felicidade para outros... última chance para eles. "Pega o violão e compõe pra mim quando sentires falta". E ela o fez. Compôs um acervo sobre vida, sobre mundo, sobre amor.
E quanto ao futuro? "Tudo vai ficar bem", ele disse. Quando na verdade queria dizer que estava com tanto medo quanto ela.
No caderno antigo havia uma lista de perguntas. Perguntas esperadas para um momento inesperado como aquele. Ele lê e responde a todas com seu discurso: "Adeus você, hoje vou pro lado de lá. Não levo tudo de mim para não teres razão para chorar. Cuida bem de ti para que ninguém te jogue no chão. Procure se dividir com alguém. Me procure em qualquer confusão. Levanta e te sustenta, e não pensa que eu fui por não te amar. Às vezes é bom se perder para tentar se encontrar, não tema tuas loucuras. Acalma essa tormenta e se aguenta que eu vou estar aqui. Quero ver você maior, meu bem, para que possa seguir adiante. Brilha onde estiver."

Então chega a hora de ouvir o galo cantar, como a rotina fez o corpo acostumar. Ela abre os olhos e se levanta da cama. Pega um jornal apenas para se sentir orgulhosa mais uma vez com as notícias de um país em paz, "finalmente, depois de tantos anos", ela pensa. Seguindo sua rotina, ela abre o baú de madeira ao lado da cama e se ajoelha na sua frente. Olhando as roupas camufladas, rasgadas e já mofadas pelo tempo, ajeitando as botas de couro e medalhas em seu devido lugar, ela suspira e diz "Brilha onde estiver". Palavras esperadas para um momento não tão inesperado como aquele.

2 comentários: